Mas afinal o que é um radical livre e um antioxidante?

Atualizado: 1 de set.

Certamente terás ouvido falar inúmeras vezes (pelo menos neste site) de ingredientes com propriedade antioxidantes que combatem os radicais livres...mas afinal, o que é que significam esses conceitos?


De uma maneira simples podemos afirmar que, os radicais livres são moléculas que estão em constante formação no nosso organismo e que, em desequilibrio, podem ser muito prejudiciais à saúde.


Isto acontece por quê? Porque os radicais contêm um número ímpar de eletrões, o que os torna instáveis. Para garantir a sua estabilidade, essas moléculas precisam doar ou roubar eletrões. E eles fazem isto atacando células saudáveis, o que pode acarretar em algumas desordens metabólicas, dano celular e até mesmo doenças crónicas. No caso concreto da pele, causam rugas, flacidez e outros sinais de envelhecimento cutâneo.


O nosso corpo, que é sábio, quando deteta um excesso de radicais livres, combate-os com enzimas protetoras, mas quando existem demasiadas moléculas instáveis circulando no corpo devido a exposição excessiva ao sol, consumo de álcool e tabaco, poluição ambiental, stresse, ingestão de alimentos não saudáveis, sedentarismo, etc, o organismo começa a perder a batalha, levando ao stress oxidativo.


Que podemos fazer para combater os radicais livres e o stresse oxidativo?

Com a idade, o nosso organismo vai perdendo a capacidade de defesa. Por isso, é fundamental fazer uma dieta rica em produtos naturais como fruta, legumes e leguminosas, que contêm imensos antioxidantes que irão combater este stress oxidativo. Além desta dieta, e de manter um estilo de vida saudável (que todos já sabemos, pelo menos na teoria, o que devemos fazer), devemos escolher cosméticos naturais ricos em antioxidantes, para evitar o envelhecimento precoce da pele.


Como o fazem?

Estas substâncias ligam-se aos radicais livres e interagem com eles, capturando-os, estabilizando-os ou inativando-os antes que esses se unam a outra molécula biológica. Assim, neutralizam-se os danos que estas células possam causar.


As formulações dos produtos da linha Well-aging da LUR contém ingredientes com potentes poderes antioxidantes como o bakuchiol, as células estaminais da uva, a coenzima Q10, os extratos de grainha de uva, de açaí, de bagas goji, de centella asiática e de gngibre, os óleos de argan, avelão, girassol, semente de romã, semente de uva, oryzanol, o upcycled derivado da pele de uva hidrolisada e a vitamina E, que te ajudarão nesta luta. Podes encontrar a linha Well-aging de LUR aqui!